17/10/2022

Inicialmente informamos que TODOS os sócios da AAPPREVI estão representados nessa Ação Coletiva, sem despesas e sem necessidade de aportarem documentos de qualquer espécie, no momento.

A Ação Judicial ora impetrada contra a PREVI pede o reconhecimento da existência de irregularidades no trato dos Empréstimos a Participantes, em prejuízo dos tomadores desses mútuos. Em momento algum o pleito cuida de ferir o patrimônio do Fundo. Até porque os valores arrecadados com as práticas denunciadas foram incorporados a esse saudável patrimônio, rendendo farto retorno como reconhece a PREVI: “PLANO 1 apresentou no mês de Junho/22 déficit de R$ 9,5 bilhões. A única classe de ativos que apresentou rentabilidade acima da meta atuarial foi a de Operações com Participantes.” Tudo porque fez uso indevido do dinheiro dos endividados – faltou dizer.

É relevante informar que, em caso de êxito da ação acima, os Associados da AAPPREVI estarão legitimados para aderirem a uma eventual e futura ação revisional em face da PREVI, inclusive para pleitearem a devolução de encargos financeiros ilegais.

De nossa parte, insistimos: Espera-se que o reconhecimento ora proposto a faça providenciar, de algum modo, o retorno dos valores devidos aos prejudicados, a salvo de uma nova Ação.

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente